|
Assista no Canal do Youtube do PROAM
Amazon: from Charles to Charles - a speach at St. James Palace from Mauro Victor, counselor of PROAM - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=_AIpW7aTY6w
Legendado: Amazônia: de Charles para Charles - legendado - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=-EJbznh1kuo
Lançamento do vídeo Amazon: from Charles to Charles
No Dia da Árvore, 21 de setembro de 2022, o PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, lança o vídeo “Amazonia: de Charles para Charles (Amazon: from Charles to Charles)”, que traça um paralelo entre o naturalista Charles Darwin, criador da teoria evolucionista, e Charles III, atual rei do Reino Unido, conhecido por sua defesa das florestas tropicais globais.
O vídeo, produzido em língua inglesa, faz referência à destruição das florestas tropicais, desde o período terciário, quando o continente sul-americano possuía uma única floresta, dividida posteriormente em dois blocos, as florestas Amazônica e Atlântica.
Relembra o período de destruição da Floresta Atlântica que existia na época em que Darwin, então com 23 anos, visitou o Brasil em 1832 -- apontando o atual estágio de apenas 8% remanescente da cobertura original do Estado de São Paulo, conforme levantamento publicado inicialmente em 1973 pelo Engenheiro Agrônomo Mauro de Moraes Victor, primeiro diretor do Instituto Florestal do Estado de São Paulo, fundador da Embrapa Territorial e conselheiro do PROAM. Mauro Victor é também autor do roteiro do vídeo.
Em 2008, o estudo de devastação das florestas tropicais do Brasil elaborado por Mauro Victor foi apresentado ao então Príncipe Charles, durante audiência no Palácio de St. James, apontando especialmente a tendência de devastação da Floresta Amazônica, que seguia os mesmos caminhos da Floresta Atlântica.
O vídeo alerta para a necessidade de mecanismos efetivos para a proteção da Amazônia, com reconhecimento e valoração adequada dos serviços ambientais ecossistêmicos, estimada por James Lovelock, autor de Gaia, em US$ 150 trilhões. Também relembra a atual proposta do Prince’s Rainforest Project, que reivindica preços para os créditos de carbono compatíveis com a atual realidade de emergência climática, assim como propõe o envolvimento das comunidades carentes da Amazônia em projetos de recuperação da floresta, gerando emprego e renda.
Ao final, um post scriptum denuncia o estado atual de degradação da Amazônia, com 3 milhões de quilômetros de estradas clandestinas, distância equivalente a 75 voltas na Terra, entremeadas por mais de 1.200 pistas clandestinas de pouso, distância maior que a Via Dutra, que liga as cidades de São Paulo ao Rio de Janeiro.
Segundo Carlos Bocuhy, Presidente do PROAM, “é preciso refletir, no Dia da Árvore, sobre soluções diante dos imensos impactos ambientais provocados pela ação humana contra as florestas, que garantem a sobrevivência da humanidade -- e para a imensa biodiversidade ainda existente na face do planeta”.
O vídeo foi encaminhado para a Casa Real Britânica e pode ser acessado no Youtube do PROAM
|
|