|
Vivemos um estado de emergência climática. Os efeitos das mudanças climáticas já apresentam progressão superior ao previsto no Acordo de Paris. O 6º relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) apresenta um cenário preocupante com efeitos intensos e adversos à biosfera.
Há evidente estado de inadimplência com relação ao atingimento das metas globais de redução de Gases Efeito Estufa previstas no Acordo de Paris. A conjuntura geopolítica é negativa e tem apontado para retrocessos nas políticas de enfrentamento às alterações do clima.
Neste cenário acontecerá em Sharm-el-Sheikh, no Egito, de 7 a 18 de novembro de 2022, a 27ª cúpula global do clima. A Conferência COP 27 pretende debater a regulação para o mercado de carbono, na intenção de promover uma dinâmica econômica que apoie políticas para o sequestro de carbono, o que deverá valorizar o papel das florestas.
O Brasil é um dos países com maior capital natural global em florestas e biodiversidade, mas também apresenta extrema vulnerabilidade diante das mudanças do clima. Seu extenso litoral, as áreas ameaçadas por desertificação, os biomas ameaçados por secura extrema e incêndios, prenunciam um futuro desafiador para os ecossistemas naturais, biodiversidade e comunidades vulneráveis.
A COP 27 resultará apenas em mais mercado de carbono do que solução? Quais os prognósticos para os próximos anos? No Brasil, quais serão os impactos das mudanças do clima para a sociedade, as espécies vivas e os ecossistemas vitais para manter o processo civilizatório? Como o Brasil deve se preparar em governança diante deste cenário?
Para debater esses temas o PROAM promoverá encontros preparatórios para a COP 27, com a participação de renomados especialistas.
No dia 6 de outubro iniciaremos o ciclo de debates, abordando:
Emergência Climática e Geopolítica, que visa lançar luzes sobre o atual arranjo geopolítico das nações, enfocando quais as dificuldades e possibilidades para avançar no enfrentamento das mudanças do clima.
1º encontro preparatório para a COP 27: COP 27 - Emergência Climática e Geopolítica Dia 6 de outubro, das 19:00 às 21:00 Transmissão pelo canal Youtube do PROAM
Programação
19:10 - Conjuntura geopolítica frente à COP 27 Embaixador Rubens Barbosa 19:25 - Emergência Climática: da Geofísica à Sociofísica Luiz Marques – UNICAMP 19:40 - Reflexões sobre Estado de Direito Ecológico e Governança Ambiental José Rubens Morato Leite - UFSC 19:55 – Migração Climática – retrocessos e desafios para o Brasil face à COP 27 Fernanda Cavedon - Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais (RESAMA) 20:10 - Brasil: Patrimônio Natural a ser protegido Yara Schaeffer-Novelli - USP 20:25 - Debatedor: José Carlos Carvalho - Ex-Ministro do Meio Ambiente 20:40 – Debates – perguntas do público Moderação: Carlos Bocuhy – Proam – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental
|
|